Bastet: A "Deusa-Gato", filha do Deus Sol podendo ser identificada como "Olho de Re", mas também associada a lua como "Olho da lua". Mesmo em suas representações como gata Bastet, ainda era mantida em associação com Re tornando-a "A gata de Re" destruindo a serpente Apophis, inimiga do Deus Sol. Os gregos a igualavam a deusa Ártemis. A adoração a Bastet era muito comum no Antigo Egito, mesmo em tempos de declínio, gerando festivais nos quais o historiador Heródoto pode observar e relatar sobre. 
Fonte: WILKINSON, Richard H. The Complete Gods and Goddesses of Ancient Egypt. Londres, Thames & Hudson. 2003. p.177-178 (Tradução & Adaptação: Barbara Lima)



Vishnu: O protetor do mundo. "Na Rigveda, Vishnu, o 'dono das grandes passadas', é repentinamente louvado por ter dado três passos largos, os quais mediu e depois penetrou no cosmo, provando que o universo era habitável para deuses e humanos. Amigo e aliado de Indra, ajudou-o em seu conflito com Vritra e também na destribuição dos espaços entre o céu e a terra. É benevolente, jamais hostil com a humanidade, e disposto a conceder favores aos seus fiéis."
Fonte: WILLIS, Roy. Mitologias - Deuses, heróis e xamãs nas tradições e lendas de todo mundo.. São Paulo, PubliFolha. p. 75




Baba Yaga: A figura mística mais conhecida da mitologia eslava é a bruxa Baba Yaga. Ela tem o poder sobre aves e feras e viaja em um almofariz ou morteiro, deslocando-se com um pilão e apagando seus rastros com uma vassoura. Mais frequentemente ela é encontrada em sua choupana, que se ergue sobre penas de galinha no meio de uma densa floresta. Para entrar, o herói ou heroína deve pronunciar uma fórmula mágia, e então a cabana gira para revelar a porta.
Fonte: WILLIS, Roy. Mitologias - Deuses, heróis e xamãs nas tradições e lendas de todo mundo.. São Paulo, PubliFolha. p. 209


Leave a Reply

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)