Eu nasci, há "2.000" anos atrás...

As origens do Halloween remontam mais de 2.000 anos. O povo Céltico Europeu celebrava o Dia de Ano Novo na noite entre 31 de Outubro e 1º de Novembro, um dos sabbats de sua roda do ano, chamado Samhain (Souein) (no hemisfério sul, é o dia de festividade de Beltane, pois a roda fica invertida). Segundo a mitologia irlandesa, Samhain era a época em que a "porta" para o Outro Mundo estava suficientemente aberta para fadas e os mortos de forma que se comunicassem conosco, Samhain era essencialmente um festival em honra aos antepassados e ao novo ciclo que se iniciava.

As pessoas ficavam perto de seus casas e muita das vezes andavam na escuridão para não serem "vistos pelos espíritos". Também viravam sua roupa ao avesso e carregavam ferro e sal para manter as fadas longe. O costume de se fantasiar é gaélico, que acreditava nas fantasias como forma de confundir os espíritos nocivos. Na Escócia os jovens se vestiam de branco e usam máscaras ou o rosto enegrecido ou velado. Lanternas e velas escupidas em nabos faziam parte do tradicional festival. Nabos maiores tinham rostos escupidos também para afastar espíritos maus.

Com o não pseudo desaparecimento das religiões pagãs na Europa mesmo após a Inquisição, a Igreja começou a "trazer" festividades do paganismo para o cristianismo; e especulasse que o mesmo tenha acontecido com o Samhain/Halloween. O Papa Bonifácio IV decretou no dia 1º de Novembro o "All Hallows Eve" ou Dia de Todos os Santos. A noite de Samhain continuou a ser observada com fogueiras, danças e fantasias, mas com um novo nome "Halloween" (derivação de All Hallows Eve mais tarde).

Crianças fantasiadas, com máscaras e lanternas de nabo, caminhando de porta em porta oferecendo entretenimento em troca de comida ou dinheiro era comum no século XIX e continuou a ser no século XX. Com a imigração européia para a America do Norte, foram trazidos todas suas tradições, entre elas o Dia das Bruxas como vemos hoje. Atualmente, muito aproveitado pela indústria como um feriado muitíssimo rentável, trocando o pedido por comida e moedas, por doces.

FONTES&CRÉDITOS
Namastê.


Leave a Reply

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)