Nem todo mundo sabe o real significado dos ovos de Páscoa/Ostara. Ai você me pergunta: 'Páscoa/Ostara? Que é Ostara?' Ostara é o nome dado a comemoração do equinócio de primavera. Para sabermos a história desses atuais deliciosos artefatos de feriado, temos que voltar no tempo. No tempo em que até mesmo o Cristianismo, não era uma religião. No Mediterrâneo, Leste Europeu e Oriente, diversas comunidades tinham o costume de dar ovos como presente no período do ano em que a primavera começava. A pintura nos ovos era feita com plantas que tinham um corante natural e ali eram desenhados algo que representasse algum elemento, ou alguma benção na qual você deseja para a pessoa que ia presentear.
Nessa época do ano, esses povos, realizavam festas e rituais a deusa Eostre (ou Ostara que dá o nome ao dia), que é a deusa da fertilidade. A representação dessa festividade era feita com a figura de uma mulher, que observava a um coelho saltitante, enquanto segurava um ovo.
Há até uma história folclórica em relação a Ostara:
Era uma vez havia uma deusa, Ostara, que voa pelos céus com seus feixes de luz para trazer Primavera após o frio Inverno. Um ano, ela chegou um pouco tarde. Ela estava se sentindo extremamente culpada e então correu para trazer o amanhecer de primavera, compensando o tempo perdido. Ela veio através de um pássaro que estava de asas congeladas por causa da neve e não conseguia mais alcançar longas distâncias de vôo. Carinhosamente, Ostara embalou a pobre criatura e restaurou sua vida. Ela então fez o pássaro seu animal de estimação, e transformou-o em uma lebre já que ele não mais conseguia voar.Ela também lhe deu o dom de ser capaz de rodar com uma velocidade surpreendente para que ele pudesse facilmente iludir todos os caçadores. Para honrar sua forma anterior como um pássaro, ela também lhe deu a capacidade de pôr ovos (em todas as cores do arco-íris), mas ele só foi autorizado a colocar ovos em um dia de cada ano.Eventualmente Ostara perdeu a paciência com a lebre (alguns dizem que o coelho estava envolvido com outra mulher), e ela atirou-o para os céus onde permaneceria por toda a eternidade como a cosntelação Lepus  (A Lebre), sempre posicionado sob os pés da constelação Orion (o caçador).Porém mais tarde, lembrando os bons tempos tinham, Ostara permitiu que a lebre pudesse voltar à terra uma vez por ano, mas apenas para dar os ovos para as crianças que frequentam as festas de Ostara que foram realizadas a cada primavera.
Então, como símbolos denominados pagãos, entraram para o feriado Cristão?
A entrada desses símbolos para as festividades cristãs aconteceu no ano 325 d.C no Concílio de Niceia. Onde, pela preocupação do clérigo em aumentar seu número de fíéis, decidiu inserir símbolos e conotações de outras tradições nos eventos cristãos. Desde então, pode ser observado a figura de Maria, com o menino Jesus e ovos a seu redor. Então a Páscoa, como é o feriado cristão, passou a comemorar a ressurreição de Cristo, que também simboliza uma nova vida, juntamente com os ovos que tem a mesma conotação.
Até a chegada dos ovos de chocolate, a indústria da culinária teve que passar por diversas mudanças e evoluções. Até então os franceses terem a ideia de criar os ovos que hoje deliciam o nosso feriado.

Fontes&Créditos


Leave a Reply

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)